Brazilian Shermans

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O Brasil começou a receber carros de combate Sherman, durante a II Guerra Mundial.
Foram recebidos entre fim de 1943 e 1944, cerca de 60 unidades do M4-A1, tendo posteriormente (e já depois do fim do conflito em 1947) sido recebidas cerca de 20 unidades de Sherman "Composite Hull" que é uma espécie de Hibrido que junta a parte traseira do Sherman M4, com a parte frontal do Sherman M4A1.

Esta "modificação" foi originalmente efectuada pelos americanos em alguns Sherman, com o objectivo de melhorar as qualidades dos Sherman mais antigos, numa das muitas operações de modernização de que estes veículos foram objecto durante a guerra.

O M4A1 esteve em serviço juntamente com o mais antigo (e declarado obsoleto nos Estados Unidos) M3-Lee, do qual mais de 100 unidades foram recebidas.

Os Sherman continuaram no activo até aos anos 70, embora na realidade tenham sido remetidos para funções secundárias de instrução ou colocados na reserva.
O Brasil recebeu ainda duas unidades do veículo blindado de recuperação M-74.

Existem igualmente algumas referências à existência de algumas unidades dop M4 equipadas com óbus de 105mm

Embora tenham sido efectuados vários estudos com vista a modernizar os Sherman ao serviço, após o fim dos acordos especiais entre o Brasil e os Estados Unidos, esses projectos não tiveram consequêcia e os Sherman foram preteridos pelos mais pequenos mas muito mais numerosos tanques leves M3 Stuart.

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