Caça JAS 39 / Gripen

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O Saab JAS 39 Gripen foi desenvolvido pela Saab e pela British Aerospace a partir da década de 1980 para renovar inicialmente a frota de aeronaves militares da Força Aérea da Suécia e, posteriormente, para exportação.

Projetado para fazer pouso e decolagem em pistas de pouso pavimentadas de comprimento limitado como segmentos de rodovias, pistas de pouso pavimentadas de fazendas e de aeroclubes. Embora esse tipo de emprego não seja comum no Brasil, a Saab projetou o Gripen de modo a tornar isso possível em qualquer país que precise utilizá-lo a partir de segmentos de rodovias pavimentadas ou pistas de pouso com menos de mil metros de comprimento.

O motor turbojato RM12 que impulsiona o Gripen foi desenvolvido pelo fabricante norte-americano de motores General Electric e, posteriormente, licenciado para o fabricante sueco de motores aeronáuticos Volvo, que aumentou a sua potência em 10% em relação à versão original.

A combinação dessa motorização Volvo utilizada para impulsionar o Saab JAS 39 Gripen e uma variedade de novas tecnologias, incluindo a aerodinâmica extremamente refinada e o uso de materiais compostos na construção da aeronave, resulta na velocidade máxima de 2 130 km/h em grande altitude e 1 225 km ao nível do mar.

O Saab JAS 39 Gripen está equipado com cerca de 40 computadores que desempenham uma grande variedade de funções, entre elas o sistema de controle fly-by-wire e a comunicação cifrada entre aeronaves militares amigas dentro de um mesmo cenário de combate.

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